quinta-feira, 26 de abril de 2012

Olá Turma!!
Dia 06 de maio é o Dia da Matemática
Este dia foi escolhido em homenagem a Malba Tahan
Voces sabem quem foi Malba Tahan?
Procurem pesquisar e façam o comentário do que você descobriu aqui no blog

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. nome completo de Malba Tahan seria Ali Yezid Izz-Eddin Ibn Salim Hank Malba Tahan,ele nasçeu na aldeia de Muzalit, próximo a Meca, a 6 de maio de 1885. ele estudou no Cairo (Egito) e Istambul (Turquia).Depois que seu pai, reçebeu vultosa herança e viajado pela China, Japão, Rússia e Índia, onde ele apredeu os costumes e lendas desses povos.

    ResponderExcluir
  5. Ana Luiza Renan e Tatiele Costa nº3 e 34

    Malba Tahan ou Julio César de Melo e Souza,foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.
    Júlio César, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico das estruturas ultrapassadas de ensino. "O professor de Matemática em geral é um sádico. — Denunciava ele. — Ele sente prazer em complicar tudo.
    Em 2004 foi fundado em Queluz -- terra onde o escritor passou sua infância—o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Júlio César.

    ResponderExcluir
  6. Malba Tahan foi um grande e muito famoso tanto quase como um craque do futebol foi um professor de matemática que esta para nascer igual!O cara é tipo assim "demais" ele criou um jeito próprio de ensinar divertido e que ate hoje é vivo e respeitado!Um dos maiores incentivadores da carreira dele foi o pai,sua família já sabia do seu gosto pela leitura.Ele também era uma pessoa maravilhosa sempre se entregou de corpo e alma à causa das vítimas da lepra, os hansenianos realmente não tenho palavras para ele esse sim foi um professor que merece o respeito de muitos alunos,sua historia é fantástica!Antes de ser professor de matematica se dedicou a História,Geografia e Física,sua fama como pedagogo foi espalhada por todo pais ele sempre era convidado para palestras a ultima foi em 18 de junho de 1974 e quando voltou ao hotel sentiu-se mal e morreu!É triste saber que ele não esta mais vivo para nos mostrar mais sobre suas incriveis formas de ensinar!
    Grupo:G5=Ana Luiza Lopes,Barabara venina,Laura carolina e raimundo

    ResponderExcluir
  7. Júlio César de Mello e Souza nascido no Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 mais conhecido como Malba Tahan foi um escritor e matemático brasileirofoi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil..Júlio César passou a colaborar no jornal O Imparcial, onde publicou seus primeiros contos com o pseudônimo R. S. Slade. Nos anos seguintes, o jovem escritor estudou a fundo todos os aspectos da cultura árabe e da oriental. Lecionou diversas matérias como história, geografia e física, até se fixar no ensino de matemática. Ensinou também no Instituto de Educação e na Escola Nacional de Educação. Além das aulas, Júlio César proferiu mais de 2000 palestras por todo o Brasil e em algumas localidades do exterior. Ficou célebre por sua técnica como contador de histórias e por sua atuação inovadora como professor. Suas aulas eram agitadas e interessantes, sempre repletas de curiosidades que atraíam a atenção dos estudantes.Júlio César faleceu em 18 de Junho de 1974, em Recife, vítima de um ataque cardíaco. Deixou uma série de ilustrações para seu sepultamento: além da mensagem que devia ser lida, exigiu caixão de quinta classe, plantas anônimas, tudo de coroas, nada de luto nem discursos. GRUPO; G1

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Júlio César de Mello e Souza nasceu em Rio de Janeiro, 6 de maio de 1895 e morreu em Recife, 18 de junho de 1974, mais conhecido como Malba Tahan, foi um escritor e matemático brasileiro. Através de seus romances foi um dos maiores divulgadores da matemática no Brasil.Ele é famoso no Brasil e no exterior por seus livros de recreação matemática e fábulas e lendas passadas no Oriente, muitas delas publicadas sob o heterônimo/pseudônimo de Malba Tahan. Seu livro mais conhecido, O Homem que Calculava, é uma coleção de problemas e curiosidades matemáticas apresentada sob a forma de narrativa das aventuras de um calculista persa à maneira dos contos de Mil e Uma Noites. Monteiro Lobato classificou-a como: … obra que ficará a salvo das vassouradas do Tempo como a melhor expressão do binômio ciência-imaginação. Júlio César, como professor de matemática, destacou-se por ser um acerbo crítico das estruturas ultrapassadas de ensino. "O professor de Matemática em geral é um sádico. — Denunciava ele. — Ele sente prazer em complicar tudo. Com concepções muito à frente de seu tempo, somente nos dias de hoje Júlio César começa a ter o reconhecimento de sua importância como educador. Em 2004 foi fundado em Queluz -- terra onde o escritor passou sua infância—o Instituto Malba Tahan, com o objetivo de fomentar, resgatar e preservar a memória e o legado de Júlio César.
    grupo G4(mirian,lorrayne e michelle dos santos).

    ResponderExcluir
  11. G6 => Malba Tahan foi um grande professor de matemática sendo seu nome real de Julio César Melo de Souza. Ele desafiou ses alunos a gostarem da mais temível matéria: a Matemática. Uma de suas publicações foi o livro "O Homem que calculava". Achei muito interessante a sinopse deste livro que conta as aventuras de um sábio que descobre que pode se dar bem usando seus conhecimentos matemáticos. Tudo que ele via no seu cotidiano ele aplicava seus conhecimentos e acabava se dando muito bem. Para quem quiser eu achei este vídeo que conta um pedaço do livro. Link: http://www.youtube.com/watch?v=-tTD8XU2s2I
    Gostei tanto que agora eu também quero me dar bem com a matemática e minha professora vai me ajudar, não é mesmo Nádia?! rsrs...

    ResponderExcluir