quarta-feira, 30 de maio de 2012


APROVEITEM, É GRÁTIS!


Com o objetivo de preservação ambiental e visando a diminuição do uso de automóveis, 5 cidades colocaram em teste uma linha de ônibus gratuita.

A partir das dicas e da consulta ao banco de dados, listados abaixo, descubra: o mês do início do projeto; a quantidade de passageiros que, atualmente, utiliza o serviço coletivo e o coeficiente de aumento dos usuários após a implantação do projeto-piloto.



Dicas:

1.  A cidade de Barbacena, que iniciou o projeto de gratuidade em março e que não multiplicou a quantidade de passageiros por 1,8, possui 300 mil usuários a menos do que a cidade de Uberaba.

2.  A cidade de Araxá, que multiplicou a quantidade de passageiros por 2,7 após a gratuidade, possui menos de 400 mil usuários de transporte público e não começou o projeto do ônibus livre em fevereiro.

3.  A cidade que possui 300 mil passageiros de ônibus e multiplicou o índice de usuários por 1,8 com o projeto, iniciou a gratuidade depois do mês de fevereiro.

4.  A cidade de Uberlândia, que não multiplicou seus usuários de transporte público por 2,5, possui 400 mil passageiros de ônibus a mais do que a cidade que instaurou a gratuidade em maio e que multiplicou a quantidade de passageiros por 3,4 com o projeto do ônibus livre.
A cidade de Araxá começou seu projeto antes da cidade de Uberlândia

8 comentários:

  1. barbacena março Araxa janeiro uberlandia fevereiro barbacena 300 mil araxa 400 mil uberlandia 400 mil 300 mil x 1,8 = 540 mil araxa 400 mil x 2,7 = 1080 mil

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  2. A base do rectângulo colorido mede 6 x 0,5 cm = 3 cm.

    A altura do rectângulo colorido mede 4 x 0,5 cm = 2 cm.

    A área do rectângulo mede 3 x 2 centímetros quadrados = 6 centímetros quadrados.

    A medida da área do rectângulo colorido pode ser determinada por outro processo.

    1º passo: calcula-se a medida da área de uma quadrícula, do seguinte modo: 0,5 x 0,5 = 0,25 centímetros quadrados.

    2º passo: conta-se o número de quadrículas que preenchem o rectângulo colorido: 6 x 4 = 24 quadrículas.

    3º passo: multiplica-se o número de quadrículas pela área de uma quadrícula: 24 x 0,25 = 6 centímetros quadrados.

    nome:raymundo luiz

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  3. 1 / 4

    A figura mostra os polígonos desenhados pelo Zé, o Rui, o Paulo e a Clara.
    Cada polígono tem a letra inicial do nome do seu autor. Qual dos quatro amigos desenhou o polígono de maior área?

    prob_area2.JPG

    O Paulo
    :) O Rui
    O Zé
    A Clara
    nome:raymundo luiz

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Os quatro amigos decidiram alinhar os polígonos da esquerda para a direita por ordem crescente das respectivas áreas (da menor para a maior). Qual é a ordem correcta dos polígonos?

    prob_area2.JPG



    Z; C; P; R
    Z; P; R; C
    :) P; C; Z; R
    P; R; Z; C
    nome:raymundo luiz

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  6. Os quatro amigos mudaram de ideias e pretendem alinhar os polígonos da esquerda para a direita por ordem decrescente dos respectivos perímetros (do maior para o menor). Qual é agora a ordem correcta dos polígonos?

    prob_area2.JPG

    P; Z; R; C
    C; Z; P; R
    P; R; Z; C
    Z; P; R; C
    raymundoluiz

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  7. 3 / 4

    Os quatro amigos decidiram alinhar os polígonos da esquerda para a direita por ordem crescente das respectivas áreas (da menor para a maior). Qual é a ordem correcta dos polígonos?

    prob_area2.JPG



    Z; C; P; R
    P; R; Z; C
    P; C; Z; R
    Z; P; R; C
    raymundo

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